sábado, 16 de abril de 2011

"E quem disse que não se pode 'discutir' religião?"







          Assim como outro tipo de assunto em que se tem diversas opiniões, este não mais diferente, também é um multiplicador e tanto de questionamentos. Vou tentar não exprimir minha verdade como 'a certa', muito menos tentar infiltrar em suas mentes algumas 'verdades' de muitos de vocês como erradas. Apenas irei expor o que penso sobre o assunto...
          Bem, fui batizada na religião católica, acho que assim como a grande maioria das pessoas que lerão este texto. Porém, como sou bastante questionadora sobre tudo, com o passar do tempo fui selecionando o que acredito e descartando, assim, o que acho que não faz sentido algum, logo me vi adepta do espiritismo. E, aqui pra nós, me identifiquei bastante. Foi nessa 'religião' que boa parte das minhas dúvidas (eu disse 'boa parte', não tudo, até porquê tudo é incessante), foram sanadas. Mas, para eu pode dizer que acredito no espiritismo, li vários e vários livros, li o evangelho, frequentei centros espíritas e, com certeza, posso falar que é nessa 'religião' que acredito! Não desprezando as demais, é claro! Até por quê o Deus é um só, é Único!
          Sou a favor de primeiro entender do que se trata para depois criticar. Pena que isso não acontece com uma parte das pessoas, que antes mesmo de saber o que é cada religião, já sai logo criticando e achando que está certa, só por quê cresceu na cultura de uma linha de pensamento, que muitas vezes nem faz parte do 'seu eu', faz parte dos seus pais e assim, passou a seguir, apenas por 'criação'.
          Acho que independente de religião, deve-se acreditar em Deus. No Deus da bondade, da caridade, do amor, da fraternidade, da piedade, do respeito ao próximo. Isso hoje em dia, é o que menos se vê por ai. Não somos acostumados a pôr em prática tais ensinamentos, muito menos a ver alguém fazê-los. Se você parar um pouco para analisar, muitas vezes, você mesmo defende sua religião 'com unhas e dentes', porém não faz nem um terço do que pode e deve para ajudar ao próximo. Não digo doar todo seu dinheiro para o bem alheio não, mas por pequenos gestos de caridade, ajudar a quem mais precisa. Seja com uma palavra, com dinheiro... Seja com um alimento ou com um gesto de carinho. Seja como for! Quando se faz o bem sem olhar a quem, estamos assim, fazendo o bem à nós mesmos, à nosso espírito.
          Ainda continuo achando que religião é um 'status', ou você é católico, ou é protestante, ou é espírita, ou é ateu, ou é budista, ou é judeu etc, etc, etc... O que importa o que você é?! Devemos ser do tipo 'tenho um lado espiritual independente de religião'...Acho que importante mesmo é o que você faz e como faz. Pode ser qualquer tipo de religião, o Deus é o mesmo e você deve fazer sua parte no mundo. Agindo bem e dando o melhor para o próximo. Não pensem que é apenas demagogia 'boba' não.
          Realmente penso isso. O que custa ajudar a quem precisa? Vai tirar um pedaço de você?! Vai te fazer mal?! O que custa uma vez 'perdida' ir à um asilo apenas visitar os idosos? O que custa pegar e doar para os que mais precisam coisas as quais você muitas vezes nem se lembra que existem! Óbvio, não é doar o que não presta, mas o que para você não serve e para outra pessoa serviria bem mais! O que custa uma vez ou outra, comprar uma cesta básica e ir, sem mais nem menos, entregar à uma pessoa que necessite?! Você pode estar se perguntando: 'Será que Vivi já fez isso, pra estar falando?'. E digo: 'SIM'. Fiz e faço e não me dói nada. Também não preciso sair 'gritando ao mundo' que faço. Cada um faça sua parte! Mas não faça pensando na recompensa divina não, faça por que se sente bem, faça por quê quer. Lógico que ninguém é bonzinho 100% do tempo, eu que o diga. Mas, quando quiser fazer algo de bom, faça sem pestanejar. Faça sem medir esforços. É como se tudo que você fizesse nesta vida fosse sendo 'anotado' em um livrinho. Tanto o que faz de bom como o de ruim... e, com certeza iremos desejar que nosso livrinho esteja repleto de coisas boas... Senão teremos que prestar contas.
          Tenha certeza disso!


"Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia!"  (Abrahan Lincon)

5 comentários:

  1. Muuuuito boa essa postagem,uma das melhores,parabéns Vi (;

    Thainá Cabral

    ResponderExcluir
  2. Vivii, paraabéns, adorei!
    Muito bom o que tu escrevii.
    beijo
    Rafaela Monteiro (:

    ResponderExcluir
  3. muito bom o blog vi,ta demais,vo tentar ler tudo aqui,muito bom congrats ^__^

    ResponderExcluir
  4. Religião se descuti mesmo. Boa!bjoss

    ResponderExcluir