quinta-feira, 4 de novembro de 2010

♪♫ "Mas é ciúmeee, ciúme de você... ciúme de você" ♫♪

      


             Ciúme!
     Quem nunca, um dia, passou por essa sensação desconfortável, insegura e descontrolada?!
          Mais do que normal sentir isso. Sentimos ciúme das mínimas e mais banais coisas: 'do nosso perfume, do nosso celular, do nosso carro... do nosso computador'. Sentimos ciúmes do(a) nosso(a) namorado(a), da nossa família, dos nossos amigos... mas, ao meu ver, não sente-se ciúme da pessoa em si, mas do que ela pensa. Imaginemos a cena: "Você tem um irmão mais novo e este, elogia a irmã do amigo, por ela ser mais compreensiva ou mais carinhosa". Lá vem ai o danado do ciúme. Veja que não é da pessoa, mas sim do que ela pensou sobre outra.
        Com toda certeza, o ciúme é uma palavra pequenininha, mas com grande efeito devastador. Ele, quando demasiadamente (fiquei em dúvida se era essa palavra mesmo Oo), causa prejuízo em qualquer relacionamento, seja ela amoroso, familiar ou de amizade. O ciúme faz parte do nosso cotidiano, mas lembrando que em excesso prejudica e muito, aliás, tudo em excesso é prejudicial. Até juízo, HAHAHA. Já vi pessoas cometerem absurdos por causa dele, do tipo, perder a razão, perder a cabeça...Estamos falando então, do ciúme doentio. Ciúme de tudo e de todos, ciúme incontrolável, ciúme ameaçador, vergonhoso. Ciúme que gera humilhação, depressão, vingança.
          Acho que esse sentimento não é falta de auto-estima ou insegurança (claro, um pouco desses dois leva a senti-lo também). Acho que é mais preocupação com o que o outro acha de terceiros, que não acha de você, é também o medo de não ter mais a pessoa ao seu lado, como antes.
           Falando mais precisamente agora do ciúme entre 'namorados'... Entre homem e mulher, (ou homem e homem, mulher e mulher - pra não haver preconceito), é engraçado como quando estamos nos relacionando, aparece logo a sensação de posse, de ciúme, de 'é meeeu e só meu', e logo após o fim do 'amor', ele some. Caso não suma, pode ter certeza que você não deixou 100% de lado, os seus sentimentos. Ainda sobre relação à namorados, passamos a sentir ciúme de algo que muitas vezes fora criado por nossa imaginação. Algo do tipo ver " fumaça onde não há fogo" ou ver "ponta em cabeça de cavalo" (ou na sua, hehehehe) mostrando assim, que você não "confia no seu taco" ou no seu poder de sedução!
          Li essa semana um texto que achei muito interessante, mas que não concordo com tudo, absolutamente, o que tem escrito:


Ciúme é normal. Afinal, quem nunca sentiu? Todos nós sentimos. É saudável no primeiro instante, porque apimenta a relação, o outro se sente feliz, acredita que é amor, bem querer e essa 'prova de amor' cria uma ponte para provocações, uma situação insustentável, porque provocar alimenta o ciúme como num ciclo vicioso que acaba se tornando exagerado. Isso porque desconhece que esse ciúme no fundo é gerado pela falta de confiança em si e principalmente pela falta de confiança no outro, é simplesmente o medo da perda. Ciúme exagerado não significa amor, pois este já foi colocado em segundo plano, mas sim posse, obsessão, é doentio. Quando se é o ciumento (a), deve-se banir demonstrações e controlar-se, evitando constrangimentos, o desgaste da relação. Por outro lado, não devemos dar motivos para o outro desconfiar, nunca!”

                                                                                                                 (Aldenir Queiroz)

10 comentários:

  1. Achei isso minha cara!!!
    AAAAMO o que tu escreve lindinha.

    beijsss
    Paula Marques.

    ResponderExcluir
  2. Pô, Além de ser mo gatinha escreve super bem.
    Tá de parabéns pelo blog e pelo post.

    ResponderExcluir
  3. http://twitter.com/#!/alexandredoug
    Segue

    Alê

    ResponderExcluir
  4. Minha linda adoreeei a matéria
    @ThayChavez me segue no Twitter to te seguindo
    #Fui

    ResponderExcluir
  5. Ciúmes é fraqueza. Você pode até ter, mas saiba dosa-lo, controla-lo e guarda-lo só para você.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a foto! aisioaioisoais. Bom texto também Vii... Vai passando a nossa vida na cabeça a cada letra lida... Muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Aaaaaaaain gataaaaaan, adoreeeeeiiiii miiinha cara isso caraain....
    S2
    Monique

    ResponderExcluir
  8. Perfeitos o tema e o texto!!!
    Tava a um tempão agoniada pra ler, só por causa do título!!! hihihi

    Ciúmes é normal... eu o que o diga uma ciumenta de carteirinha!!!
    Tenho ciúmes de tudo e todos, bastou aparecer em minha vida e eu gostar, pronto, o ciúme aparece (principalmente pelo cuidado e o medo de perder)!!! Ainda bem que consigo e muito controlá-lo, caso contrário minha vida seria um inferno!!!

    Parabéns Vih, superou de mais as expectativas que criei quando li o título!!! ;)

    =***

    ResponderExcluir